domingo, junho 29, 2025

O que é Inteligência Artificial (IA)?

A inteligência artificial é uma forma de processamento que simula a inteligência humana por meio do aprendizado de máquina para realizar análises de dados, processamento de linguagem natural e muito mais.
O que é IA?
IA, ou Inteligência Artificial, é um ramo da ciência da computação projetado para compreender e armazenar a inteligência humana, imitar as capacidades humanas, incluindo a conclusão de tarefas, processar a linguagem humana e realizar o reconhecimento de fala. A IA é a principal inovação tecnológica atual e seu principal objetivo é eliminar tarefas tediosas e auxiliar no acesso imediato a informações e dados extremamente detalhados e hiperfocados.

A IA tem a capacidade de consumir e processar grandes conjuntos de dados e desenvolver padrões para fazer previsões para a conclusão de tarefas futuras.

Embora o interesse pela IA esteja crescendo em todo o mundo, a ciência representa uma crise existencial para empregos, empresas, indústrias inteiras e, potencialmente, para a existência humana. 

Em março, o Goldman Sachs divulgou um relatório alertando o público sobre a ameaça aos empregos que a IA e o ChatGPT, um chatbot de inteligência artificial desenvolvido pela empresa de pesquisa em IA OpenAI, representam. O relatório revelou que empregos com responsabilidades repetitivas e algum trabalho manual correm o risco de serem automatizados. 
O relatório conclui que 300 milhões de empregos podem ser afetados pela IA.

O avanço da inteligência artificial avança a um ritmo alucinante. Embora a tecnologia esteja mudando rapidamente, os princípios básicos por trás da IA não são novos. 

A inteligência artificial existe há muitos anos e foi expandida por diversos desenvolvedores. Hoje, algumas das IAs mais conhecidas incluem chatbots como ChatGPT e Google Bard, com muitos outros a caminho.

Essas IAs se tornaram mais sofisticadas e refinadas ao longo de muitas iterações. Esses avanços estão elevando a IA a níveis que chegam ao que seria considerado "IA forte", uma máquina que essencialmente possui as mesmas capacidades de uma mente humana. 
Robô em pé com luz no dedo indicador
Houve muitos avanços em inteligência artificial nos últimos anos, 
aproximando o software do status de "IA forte". (iStock)

Vamos às definições:

1- IA, ou Inteligência Artificial, é um ramo da ciência da computação projetado para compreender e armazenar a inteligência humana e imitar as capacidades humanas, incluindo a conclusão de tarefas, o processamento da linguagem humana e o reconhecimento de fala. 

2. Quais são os quatro principais tipos de inteligência artificial?
Os quatro principais tipos de IA são máquinas reativas, memória limitada, teoria da mente e autoconsciência. 
As formas mais básicas de IA são máquinas reativas e memória limitada. 

Teoria da mente e autoconsciência são dois estágios da IA que ainda são teóricos, pois ainda estão em desenvolvimento. 
No futuro, essas duas formas de IA poderão se concretizar. Para que uma máquina atinja o estágio de autoconsciência do desenvolvimento, o estágio mais complexo, ela precisaria possuir a capacidade de formar sua própria identidade e se tornar autoconsciente, como o próprio nome indica. 

3. Qual é a história da IA?
Embora existam muitos desenvolvimentos recentes no campo da IA, sua premissa não é nova, e a história da IA remonta a antes dos chatbots. Alguns dos primeiros nomes da IA foram Alan Turing, que criou a Máquina de Turing, Warren McCulloch e Walter Pitts, que expandiram as ideias de Turing, e John McCarthy, que cunhou o termo "inteligência artificial".

4. Quais são os perigos da IA?
O surgimento da inteligência artificial gerou sentimentos de incerteza, medo e até ódio em relação a uma tecnologia que a maioria das pessoas não compreende completamente. A IA pode automatizar tarefas que antes só humanos conseguiam realizar, como escrever uma redação, organizar um evento e aprender outro idioma. 

No entanto, especialistas temem que a era de sistemas de IA não regulamentados possa gerar desinformação, ameaças à segurança cibernética, perda de empregos e preconceito político. 

O ChatGPT pode representar uma ameaça para várias funções na força de trabalho
 e potencialmente assumir alguns trabalhos que são repetitivos por natureza.

5. O que é ChatGPT?
O ChatGPT da OpenAI é um desenvolvimento mais recente em IA.

O ChatGPT é um sofisticado chatbot de inteligência artificial desenvolvido pela empresa de pesquisa em IA OpenAI. A tecnologia de IA foi adicionada a produtos da Microsoft, incluindo o Bing, o mecanismo de busca da empresa.

O ChatGPT é uma IA generativa capaz de produzir conteúdo de texto a imagens, conversar com humanos, sugerir edições em códigos de programação e muito mais. O chatbot tem a capacidade de responder a perguntas ou auxiliar humanos em consultas ou tarefas por meio de seu amplo treinamento, utilizando mídias sociais, sites, artigos, conjuntos de dados, livros e outras formas de texto na internet.

6. O que é o Google Bard?
O Bard é um dos mais novos chatbots de inteligência artificial. O chatbot de IA, criado pelo Google, foi lançado em março de 2023, após um anúncio inicial em fevereiro. O software foi disponibilizado para um número limitado de usuários para testes. 

O chatbot surge logo após o lançamento de um dos seus principais concorrentes, o ChatGPT da OpenAI, e tem funções muito semelhantes a esse modelo. 
O novo programa de mecanismo de busca de IA do Bing usa a modelagem de linguagem ChatGPT para fornecer aos seus usuários respostas detalhadas e semelhantes às humanas a perguntas e outras consultas. 

A Microsoft, dona do Bing, e o Google estão trabalhando para criar o chatbot mais interativo e preciso possível para gerar mais engajamento dos usuários.

Pode levar algum tempo até que vejamos o conceito futurista de inteligência artificial retratado em romances e filmes de ficção científica se concretizar na vida real, mas a IA ainda está ao nosso redor. 

A maioria das casas possui algum tipo de assistente de voz, como um dispositivo doméstico inteligente Alexa ou a assistente Siri em um iPhone. Essas máquinas desenvolveram a capacidade de aprender e responder de forma semelhante às habilidades cognitivas dos humanos, tudo graças a algoritmos de inteligência artificial.
O alto-falante inteligente Echo Dot da Amazon
usa a Alexa para se comunicar com o usuário. 
O dispositivo é alimentado por inteligência artificial 
para concluir tarefas e fornecer informações quando solicitado. 

Embora o interesse pela IA esteja crescendo em todo o mundo, a ciência representa uma crise existencial para empregos, empresas, indústrias inteiras e, potencialmente, para a existência humana. 

Tecnologia de IA de meio de jornada (Midjourney)
Midjourney é um programa de imagem com IA que cria imagens realistas com base em comandos de texto fornecidos pelos usuários. 
A empresa também lançou esta semana um recurso "descrever", que permite aos usuários transformar imagens em palavras.

O que é IA em palavras simples?
Em termos simples, inteligência artificial é a ciência da computação capaz de concluir tarefas que humanos já realizam ou que exigem inteligência humana para serem concluídas.

A IA utiliza a tecnologia para aprender e recriar tarefas humanas. Atualmente, em algumas situações, a IA tem a capacidade de executar tarefas humanas melhor do que nós, o que representa uma ameaça à força de trabalho.

Embora pareça que a IA só recentemente se tornou popular ou relevante para a sociedade, ela tem sido usada de muitas maneiras ao longo dos anos. 

Quais são os 4 tipos de desenvolvimento para IA?
Máquinas Reativas
Memória limitada
Teoria da Mente
Autoconsciência

1. Máquinas Reativas
Máquinas reativas são específicas para tarefas e uma forma básica de IA. Elas reagem aos dados recebidos e oferecem o mesmo resultado. Na forma de máquinas reativas, a IA não aprende novos conceitos. Essas máquinas aplicam conjuntos de dados e respondem com recomendações baseadas em dados já existentes. 

Um exemplo de máquinas reativas é a seção de recomendações da Netflix, na qual programas de TV e filmes são recomendados pelo serviço de streaming a um usuário com base em seu histórico de pesquisa e exibição.

2. Memória limitada
A memória limitada compreende armazenando dados previamente capturados e aprendidos e constrói conhecimento para o futuro com base em suas descobertas. 
Um exemplo de memória limitada são os carros autônomos. 

Carros autônomos usam sinais e sensores para detectar o ambiente ao redor e tomar decisões de direção. Os carros calculam a presença de pedestres, semáforos e condições de pouca luz para dirigir com mais cautela e evitar acidentes ou erros de trânsito.

3. Teoria da Mente
Teoria da mente significa que os humanos têm pensamentos, sentimentos, emoções, desejos, etc., que impactam seus comportamentos e decisões cotidianas. Embora as primeiras adaptações da IA tenham enfrentado dificuldades com a teoria da mente, desde então, a IA apresentou melhorias surpreendentes. Para que a IA possa obter a teoria da mente, ela deve compreender que todos têm sentimentos e desenvolver a capacidade de mudar seus comportamentos, assim como os humanos.

Um exemplo de teoria da mente para humanos é ver uma planta murcha e entender que ela precisa ser regada para sobreviver. 
Para que a IA tenha teoria da mente, ela precisará fazer o mesmo.

A IA, especificamente o ChatGPT, passou em um teste de teoria da mente compatível com a capacidade de uma criança de 9 anos, em fevereiro de 2023.

4. Auto Consciência
Finalmente, quando a IA for autoconsciente, os estágios de desenvolvimento estarão completos. 
A autoconsciência para a IA é o mais desafiador de todos os tipos de IA, pois as máquinas terão alcançado consciência, emoções, empatia, etc., de nível humano e poderão se compadecer de acordo.
Quando a máquina aprender a ter autoconsciência, 
ela terá a capacidade de formar sua própria identidade.

Este estágio de autoconsciência não é possível atualmente. Para que a autoconsciência se torne uma possibilidade, os cientistas precisarão encontrar uma maneira de replicar a consciência em uma máquina. 

Como a IA está sendo usada hoje?
A Challenger, Gray & Christmas, empresa de coaching de Chicago, constatou em um relatório de abril que o ChatGPT poderá substituir 4,8 milhões de empregos no futuro
Especificamente, o ChatGPT provavelmente substituirá funções repetitivas e previsíveis, como redatores, atendentes de atendimento ao cliente, caixas, técnicos de dados, motoristas e muito mais.

Indivíduos com pós-graduação são os que mais temem perder o emprego para a IA, e quase 69% deles enfatizaram esse medo, de acordo com uma pesquisa da Tidio. Embora os humanos estejam cada vez mais alarmados com a IA, já a utilizamos em nosso dia a dia de maneiras que as pessoas talvez nem percebam.

Aqui estão algumas das maneiras mais populares e típicas pelas quais já estamos aproveitando a IA.
Reconhecimento facial
Mídias sociais
Motores de busca
Assistentes de voz
Dispositivos inteligentes
Software com recomendações

1. Reconhecimento facial
O reconhecimento facial está sendo usado principalmente por autoridades policiais para identificar criminosos e avaliar potenciais ameaças. Indivíduos o utilizam diariamente para acessar dispositivos inteligentes e por meio de redes sociais, como recomendações de marcação de fotos no Facebook.

2. Mídias sociais
Determinar violações de diretrizes da comunidade, reconhecimento facial e ferramentas de tradução para interpretação de idiomas são apenas algumas das maneiras pelas quais as mídias sociais operam junto com a IA.

3. Assistentes de voz
Google Home, Amazon Alexa e Apple Siri são exemplos de assistentes de voz que utilizam IA. Assistentes de voz utilizam processamento de linguagem natural e são capazes de descobrir padrões e comportamentos entre os usuários para conservar preferências e oferecer resultados aos consumidores. Quanto mais você os utiliza, mais o assistente de voz aprende.

4. Dispositivos inteligentes
Dispositivos domésticos inteligentes são usados de diversas maneiras, incluindo a proteção e a segurança da sua casa. Tecnologias como campainhas Ring e sistemas de segurança Nest usam IA para detectar movimentos e alertar os moradores.

Assistentes de voz como Siri e Alexa também são exemplos de dispositivos inteligentes.

5. Mecanismos de busca
Mecanismos de busca como Google, Bing e Baidu usam IA para aprimorar os resultados de busca para os usuários. Conteúdo recomendado com base nos termos de busca iniciais é fornecido aos usuários sempre que eles pesquisam. 
Os mecanismos de busca usam processamento de linguagem natural, um ramo da IA, para reconhecer a intenção de busca e fornecer resultados exemplares. 

Por exemplo: se você pesquisar por "rosa", os resultados para a rosa vinho rosa, a flor rosa, a cantora rosa ou o verbo rosa podem aparecer. Quando você fornece contexto para sua pesquisa, a IA assimila e sugere resultados.

Se você estiver usando o Google para consultar "Marylin Monroe", o gigante dos mecanismos de busca sugere o termo de busca correto e os resultados para "Marilyn Monroe". Os mecanismos de busca estão usando IA para entender ortografia, contexto, linguagem e muito mais, a fim de satisfazer melhor os usuários.

A IA também é o poder por trás da rápida adaptação dos resultados de busca. Trilhões de buscas são realizadas todos os anos e os humanos não têm a capacidade de analisar os resultados – mas a IA tem.

6. Software com recomendações
Ao chegar em casa após um longo dia de trabalho para relaxar no sofá e assistir à Netflix, você está utilizando a IA para ajudá-lo a escolher o próximo programa de TV ou filme que assistirá. 

Ao entrar no Instagram ou Facebook e uma lista de sugestões de novos seguidores ou amigos aparecer, você está experimentando o poder da IA.
Ao abrir o aplicativo Google Maps e digitar "gasolina" na barra de pesquisa para localizar o posto de gasolina mais próximo de você, você está usando a IA para facilitar sua vida.

O que é IA geral? (AGI)
Inteligência Artificial Geral – ou AGI – é uma IA capaz de realizar qualquer tarefa intelectual que um ser humano possa, de acordo com o medium.com. 
As capacidades da AGI variam da consciência à autoconsciência. 
Vimos adaptações da vida com AGI em filmes como "Ela" e "Wall-E". 

Na animação da Pixar "Wall-E", o robô triste e solitário conhece outra, Eve, e eles se apaixonam. 
Neste filme, embora os personagens sejam sencientes, eles são sistemas de inteligência artificial (IAG). 

Além de "Wall-E", o filme de 2013 "Ela" é estrelado por Joaquin Phoenix. "Ela" também é um sistema de IAG, pois ela supera seu primeiro dono e decide viver por conta própria.

Os sistemas AGI aprendem, executam, raciocinam e muito mais, mas não vivenciam a consciência.

O que é super IA? (ASI)
A superinteligência artificial – ou SIA – é o tipo de IA que a maioria das pessoas teme
Ela terá a capacidade de superar a inteligência humana em diversos aspectos, incluindo criatividade, autoconsciência, resolução de problemas e muito mais. 

A SIA, se um dia for criada, terá a capacidade de ser senciente. 
Embora as pessoas se preocupem com a possibilidade de a IA se tornar senciente, a tecnologia está a anos de distância de tais capacidades.

Em 2018, na conferência de tecnologia South by Southwest – SXSW – em Austin, Texas, Elon Musk expressou suas preocupações sobre IA e regulamentações relacionadas ao desenvolvimento de ASI.

O que é IA generativa?
Inteligência artificial generativa é uma tecnologia com a capacidade de produzir conteúdo, incluindo texto, imagens e muito mais. A IA generativa, como os chatbots, tem a capacidade de realizar uma ampla gama de tarefas, incluindo escrever histórias ou receitas, responder a perguntas de humanos, solicitar produtos e serviços e muito mais. 
Exemplos de IA generativa incluem chatbots como ChatGPT, Bard, Tongyi Qianwen e Ernie Bot

Titãs da tecnologia como Elon Musk e o CEO da ChatGPT, Sam Altman, estão preocupados com a supervisão e regulamentação do Congresso sobre IA generativa nos EUA. 

Em março de 2023, Musk assinou uma carta junto com outros especialistas em IA, incluindo Steve Wozniak, Emad Mostaque, pesquisadores da DeepMind, de propriedade da Alphabet, Yoshua Bengio e Stuart Russell, e alertou sobre a tecnologia avançada de IA. 

"Sistemas poderosos de IA devem ser desenvolvidos somente quando estivermos confiantes de que seus efeitos serão positivos e seus riscos, administráveis", afirma a carta. 
Espera-se que os programas de computador que utilizam IA e processamento de linguagem natural impactem significativamente a força de trabalho. Os alunos estão utilizando IA generativa para escrever redações e fazer trabalhos de casa. 

Embora benéfica, a IA generativa também é suscetível a vieses e alguns temem que ela possa se tornar muito humana à medida que avança. 

Gary Marcus, professor da Universidade de Nova York, alertou o Congresso sobre a IA generativa em maio: "ela pode e irá criar mentiras persuasivas em uma escala que a humanidade nunca viu antes"

Marcus disse: "Pessoas de fora os usarão para influenciar nossas eleições, pessoas de dentro para manipular nossos mercados e nossos sistemas políticos. A própria democracia está ameaçada."

Editado com informações e dados da matéria de  Gabriele Regalbuto/ Fox News

Nenhum comentário: